Psicodiagnóstico é o processo de avaliação onde o principal objetivo é identificar e compreender a queixa e os possíveis distúrbios que o cliente apresenta para que o terapeuta consiga formular hipóteses diagnósticas mais precisas relacionadas às questões levantadas. No primeiro momento ocorre a entrevista de anamnese que consiste no detalhamento sobre a história de vida do paciente, para, a partir daí, selecionar testes em função da queixa apresentada. Os tipos de testagem utilizadas nesse processo são, dentre outras: Psicométrica, Projetiva e Observação Clínica.
A avaliação Psicométrica é aquela realizada através de testes psicométricos com o intuito de avaliar: raciocínio, inteligência e outras funções cognitivas.

Na avaliação Projetiva, o que se busca é a utilização de instrumentos que estimulam a projeção de vivências internas na realização das tarefas propostas. O conteúdo, tanto verbal como gráfico, apresentado pelo cliente, revelam seus conflitos, preocupações e dificuldades emocionais, quando houver.

No trabalho com crianças, pode-se utilizar a Ludoterapia, que consiste em observar a criança brincar com os objetos previamente selecionados em função da queixa trazida pelos pais. É considerada a idade cronológica da criança e o que é esperado para cada idade, de acordo com a evolução normal da personalidade. Através do Psicodiagnóstico, torna-se possível avaliar de forma mais precisa, qual a melhor indicação de tratamento, que pode incluir encaminhamento ao Neurologista, Psiquiatra, serviços de Fonoaudiologia, Psicoterapia, reforço escolar, etc.