Curso Acompanhamento Terapêutico (AT)

//Curso Acompanhamento Terapêutico (AT)
Curso Acompanhamento Terapêutico (AT) 2017-09-11T18:16:03+00:00

O Acompanhamento Terapêutico (AT) é um dispositivo de intervenção clínica em saúde mental que tem como objetivo promover a reinserção social e garantir o tratamento

Curso AT - Acompanhamento Terapêutico

Curso “Introdução ao Acompanhamento Terapêutico”

APRESENTAÇÃO

A partir da reforma psiquiátrica, o acompanhamento terapêutico tem se constituído em um dispositivo clínico fundamental para promover a autonomia, evitando o isolamento social, e gerando novas condições no laço social do paciente, assim como expandindo seu vínculo com a cidade e seus espaços. Partindo dos conceitos fundamentais da psicanálise lacaniana, buscaremos aprofundar em sua base teórica assim como na sua prática atual.

OBJETIVOS

Apresentar a prática do AT, suas possibilidades clínicas e a ética subjacente; analisar os principais conceitos relacionados a orientação lacaniana; e correlacionar os aspetos teóricos do acompanhamento terapêutico com sua prática clínica.

METODOLOGIA

  • Exposições orais

  • Discussões e análise de casos

  • Prática supervisionada

PÚBLICO

Psicólogos, psicanalistas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, estudantes avançados.

PROGRAMA

MÓDULO TEÓRICO / 20h – Quintas-feiras de 18:30h às 22:30h

05/10 – 1. Conceitos fundamentais da psicanálise lacaniana – psicose, neurose e perversão.

12/10 – 2. Clínica das psicoses – secretariado, vínculo frouxo e a prática de vários.

19/10 – 3. A transferência na psicose: estratégias e manobras.

26/10 – 4. Construção do caso clínico e projeto terapêutico.

09/11 – 5. História, bases teóricas e modalidades do AT.

MÓDULO CLÍNICO / 10h – Moradia Assistida BH

Os alunos realizarão 10 horas de “Prática Supervisionada”, com orientações individuais e supervisões grupais na Moradia Assistida BH. Os horários da prática serão conforme disponibilidade, com um mínimo de 2 horas semanais. Serão realizadas nesse período, duas conversações de discussões de casos, com participação de importantes convidados.

TRABALHO FINAL

A aprovação do curso fica condicionada a elaboração de um trabalho final no qual se construa um projeto terapêutico, em relação à prática realizada.

CERTIFICADO

Serão emitidos certificados de conclusão do curso para os alunos que forem aprovados no trabalho final e também certificados do período da prática profissional.

INSCRIÇÃO

Para melhor aproveitamento do programa, as turmas serão formadas a partir da seleção dos candidatos. O processo de habilitação ocorrerá em duas etapas:

  • até 24/09 o interessado deverá realizar sua pré-inscrição por meio de formulário constante nesta página;

  • a coordenação do curso entrará em contato com os pré-inscritos para agendar entrevistas pessoais – com análise de currículos – programadas de 26 a 29/09, em horário comercial.

Os resultados das entrevistas serão divulgados até 30/09 por e-mail. As inscrições definitivas ocorrerão em local a ser divulgado no dia 05/10.

INVESTIMENTO

No ato da inscrição definitiva, o candidato pode optar pelo pagamento a vista de R$ 480,00 ou parcelado em 2 vezes de R$ 250,00 – entrada + cheque p/ 30 dias.

Quero realizar pré-inscrição

DOCENTES

ERNESTO ANDRÉS ANZALONE VAZQUEZ

Possui graduação em Psicologia pela Universidad de la Republica Oriental del Uruguay (UdelaR – 2002), mestrado (2012) e Doutorado (2015) em Psicologia-Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Co-organizador do livro “La actualidad del sintoma” (2010). Membro do Grupo Lacaniano Montevideo (Uruguay). Integrante do Conselho Editorial da Revista Clinicaps. Integrante do Conselho Editorial da Revista Itinerário (UDELAR). Coordenador do Programa Transmissão Lacaniana do PSILACS-UFMG (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo). Professor convidado do curso de Atualização em Psicanálise “Introdução à Teoria e Clínica Lacaniana”. Ministra disciplinas no Curso de Psicanálise do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (IPSM-MG), e no curso de Especialização “Saúde Mental: política, clínica e práxis” (PUC-Minas).

FABIANA RIBEIRO CAMARA

Psicóloga graduada pela FUMEC em 1996. Especialista em Saúde Mental e Comunidades pelo IEC PUC Minas 2004. AT profissional pelo projeto Urgentemente Cassi de 1997 a 2015. Coordenadora primeira Moradia Assistida de BH em 1999. Supervisora de SRTs PBH de 2011 a 2014. Coordenadora Moradia Assistida do HEAL- Hospital Espírita André Luiz – 2010 a 2015. Diretora da Moradia Assistida BH / Psiquiatria BH. Psicanalista Praticante com formação pela EBP. Consultora em prática de AT e Moradias Assistidas.

BIBLIOGRAFIA

BARRETO, Francisco Paes. Reforma Psiquiátrica e Movimento Lacaniano. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1999.

__________.Ensaios de psicanálise e saúde mental. Belo Horizonte: Scriptum Livros, 2010.
BENETI, Antonio. Interpretação das psicoses ou manobra da transferência? In: Opção Lacaniana. São Paulo:
s.n, 1996. n.15. p. 89-95.

__________. O Acompanhamento nos Discursos. In: Opção Lacaniana. São Paulo: 2006. no. 45.
GENEROSO, Cláudia Maria, FONSECA, Aurélio & MAIA, Maria Silvana. O Projeto de Trabalho da Clínica Urgentemente: Novos dispositivos aplicados na ampliação da clínica em saúde mental e suas interlocuções com o campo social. Revista da Clínica Urgentemente: A Rede – Clínica ampliada em Saúde Mental : Acompanhamento Terapêutico. Belo Horizonte, ano I – n° 1, Setembro 2002, 7-17.

GUERRA & MILAGRES. Com quantos paus se faz um Acompanhamento Terapêutico? Contribuições da psicanálise a essa clínica em construção. Estilos, São Paulo, n.19, 2° semestre de 2005, 60-83.

GRECO, Musso Garcia. Acompanhante Terapêutico: O Guia das Cidades Invisíveis. Belo Horizonte:2000. (Mimeografado)

LACAN, Jacques. O seminário: livro 3: as psicoses [1955-56]. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2002.

______. De uma questão preliminar a todo tratamento possível da psicose. In.: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. (Tradução: Vera Ribeiro).

MILLER, J.-A et al. (1998) Os casos raros, inclassificáveis da clínica psicanalítica: a conversação de Arcachon. São Paulo: Biblioteca Freudiana Brasileira.

SANTOS, Lúcia Grossi dos; MOTTA, Juliana Meirelles; DUTRA, Maria Cristina Bechelany. Acompanhamento terapêutico e clínica das psicoses. Rev. latinoam. psicopatol. fundam., São Paulo , v. 8, n. 3, p. 497-514, Sept. 2005 . EM <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142005000300497&lng=en&nrm=iso>. access on 27 Mar. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1415-47142005003007.

ZENONI, Alfredo. Abrecampos – Psicanálise e Instituição: A Segunda Clínica de Lacan: Instituto Raul Soares – Rede FHEMIG, Belo Horizonte, ano 1, n° 0, abril 2000.

Saiba mais

Formulário de pré-inscrição
“Introdução ao Acompanhamento Terapêutico”

Nome (necessário)

Email (necessário)

Telefone (necessário)

Mensagem

Desejo realizar a pré-inscrição para o Curso de "Introdução ao Acompanhamento Terapêutico" que terá início em 05/10. Aguardo contato para agendar entrevista pessoal.