O que é Terapia Cognitivo Comportamental?

/O que é Terapia Cognitivo Comportamental?

O que é Terapia Cognitivo Comportamental?


A Terapia Cognitivo Comportamental tem o objetivo de compreender, identificar e corrigir formas distorcidas de pensar, gerir melhor as emoções e encontrar maneiras mais eficazes para lidar com as dificuldades e angústias do cotidiano. Nesse tipo de terapia as pessoas aprendem a:

  • distinguir entre pensamentos, sentimentos e a própria realidade;
  • tornar-se consciente das maneiras que os seus pensamentos influenciam seus sentimentos;
  • avaliar criticamente a veracidade de seus pensamentos automáticos e suposições;
  • desenvolver as habilidades para perceber, interromper e intervir ao nível dos pensamentos automáticos e como eles ocorre.

A Terapia Cognitivo Comportamental tende a lidar com o aqui, agora. Verifica como os pensamentos e comportamentos atuais afetam o sujeito. Ela reconhece que os acontecimentos no passado moldaram a forma atual da pessoa pensar, sentir e comportar-se. Pode-se ir ao passado e compreender acerca dos padrões de pensamentos e comportamentos aprendidos na infância e de como crenças erradas podem ser criadas e influenciar nos comportamentos atuais. O intuito da TCC é modificar essas ideias e encontrar soluções para uma mudança de pensamento e comportamentos atuais, para que se possa funcionar melhor, agora e no futuro.

Em se tratando de crianças e adolescentes, a psicoterapia cognitiva comportamental visa desenvolver meios para que elas possam lidar com o mundo a sua volta de forma saudável. O maior objetivo é que o processo terapêutico seja um grande aliado no resgate da saúde mental e das relações de afeto entre pais e filhos.

2017-05-31T18:33:39+00:00

Sobre o Autor: